domingo, 17 de julho de 2011

Macedo de Cavaleiros – Trilho Viduedo

Extensão (aprox.): 10,8 km, Duração: 3h00, Dificuldade: Média, Tipo de Percurso: Circular

“Este percurso poderá ter início em qualquer ponto do traçado, devendo ser feito no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Saindo da aldeia de Viduedo, a subida em direção ao Cabeço do Pombal é íngreme e dura. Depois de passada a maior dificuldade deste percurso, a visão que se tem é magnífica, podendo observar à direita a Serra da Nogueira. O descanso poderá ser feito em Rebordaínhos, lugar que teve antigamente o estatuto de vila, com direito a justiça própria, erguendo-se no centro da povoação de Rebordaínhos o respectivo pelourinho, do tipo comum bragançano.
Este sóbrio testemunho de uma antiga e há muito perdida autonomia local foi clas­sificado como Interesse Público em 1933. De medianas proporções e austera traça, a um gosto tipicamente bragançano e possivelmente já oitocentista, é a Igreja Matriz de Rebordaínhos.
A última fase do percurso irá desenvolver­-se aproveitando a antiga linha de caminho de ferro, que nos levará até Viduedo.” Fonte: http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=4476

Pela segunda semana consecutiva chegávamos ao concelho de Macedo de Cavaleiros para fazer um passeio. Tal como da vez anterior o objectivo era o reconhecimento do local para futura organização de um passeio com os companheiros do Clube de Atividades Ar Livre.

Fizemos o percurso no sentido descrito na página oficial do mesmo, no entanto partimos de Rebordainhos, entrando na antiga linha de caminho de ferro em direção a Viduedo.

[04]_Casca_Castanheiro[06]_Castanheiro
Casca de Castanheiro (esq.) e Ouriços (dir.)

Este trilho foi uma das melhores surpresas de sempre, não tanto pela paisagem que também encanta mas principalmente pela quantidade de animais que tivemos oportunidade de fotografar: desde todo o tipo de insectos, a cobras de água, rãs e um cervo.

As construções dos dois centros também eram interessantes, com ora casas em pedra ora em taipas.

Tantas fotografias fizeram com que um curto percurso de 10km tivesse uma duração de mais de 5 horas.

[16]_Corca[14]_Libelula[55]_Percevejo_(graphosoma_lineatum)
Cervo (esq.), Libélula (centro) e Percevejo (dir.)
[07]_Libelula[49]_Aranha-Lobo_(hogna_radiata)[18]_Borboleta
Libélula (esq.), Aranha-Lobo (centro) e Borboleta (dir.)
[47]_Gafanhotos[50]_Formiga_e_Gafanhoto[33]_Viduedo_-_Cobras_de_Agua
Gafanhotos (esq.), Formiga carregando um gafanhoto (centro) e Cobras de Água (dir.)

Sem comentários: