Descrição do percurso retirada do panfleto oficial do mesmo:
Local: Fafe; Dificuldade: Moderada/Elevada; Extensão: 21 Km; Tempo: 8h 00m; Tipo: Circular
“A Rota do Maroiço é um percurso de Pequena Rota (PR), com 21 km de extensão, de nível médio/alto e de forma circular, que tem início e fim na Barragem da Queimadela.
Com diversos pontos de interesse, começa por bordejar as águas tranquilas da albufeira da barragem; segue pelos caminhos tradicionais dos pastores, outrora usados na “vezeira” e passa pelos núcleos rurais de Monte, Casal de Estime, Luílhas e Queimadela; acompanha bonitos cursos de água e sobe ao alto da Serra do Maroiço (847 metros de altitude) de onde se pode observar um vasto panorama.
Na Laje Branca pode apreciar-se uma das mais bonitas paisagens do vale do Rio Ave: a albufeira do Ermal. Sem grande esforço, ainda se consegue avistar o castelo da Póvoa de Lanhoso e o santuário do Sameiro, com as serras do Gerês e da Cabreira como pano de fundo.
Neste percurso, uma viagem até à época em que ainda funcionavam os moinhos de água, deparámo-nos com uma natureza ainda intocada, uma fauna e uma flora riquíssimas, paisagens verdejantes, muros de pedra cobertos de musgo e bonitos carvalhais. (…)”
- A descrição oficial o diz e nós confirmamos: “Na Laje Branca pode apreciar-se uma das mais bonitas paisagens do vale do Rio Ave”
13:26 Laje Branca – Vale do Rio Ave
- Lamentamos apenas o facto de sempre que passámos ou atravessámos uma estrada ou estradão encontrámos dezenas de sapos mortos, esmagados.
07:47 Sapo Comum morto (bufo bufo)
09:52 Oliveira (esquerda) e Vacas Barrosãs 16:07 (centro) e 16:12 (direita)
Sem comentários:
Enviar um comentário