segunda-feira, 7 de março de 2011

Arouca: PR15 “Viagem à Pré-História”

Descrição do percurso retirada do panfleto oficial do mesmo:

Local: Arouca; Dificuldade: Moderada; Extensão: 17 Km; Tempo: 6h 00m; Tipo: Circular

“O PR15 – “Viagem à Pré-História” tem início e fim no Merujal, junto ao painel informativo ali existente.
Inicia-se a marcha rumo ao parque de campismo e ao parque de merendas e, após uma curva apertada da estrada de asfalto, toma-se à direita um caminho que se dirige para Albergaria da Serra.
Naquela localidade, após a travessia da ponte sobre o Rio Caima, dirige-se para o Cemitério após o qual, na bifurcação imediata, toma o caminho da esquerda, isto é, acompanha o rio no seu pequeno vale encaixado com pequenas courelas em socalcos e azenhas, algumas das quais ainda em funcionamento.
Atravessa-se de novo o Caima agora para a sua margem direita e após contornar um muro de pedra solta, atravessa-se a estrada empedrada num local denominada “Junqueiro”, continuando para Leste, sempre a acompanhar o Caima, que, nesta zona, é ainda um pequeno riacho.
Chegando-se a uma curva em cotovelo de um estradão florestal – no lugar do “Vidoeiro” – toma-se o caminho da direita que, após um troço de calçada muito antiga, nos leva à Portela da Anta.
Junto a esta toma-se um carreiro à esquerda, para Sul, o qual após passar um pequeno ribeiro, se encaminha para uma elevação constituída por um verdadeiro caos granítico. Neste local tem-se uma magnífica panorâmica sobre o planalto da Freita, e a bacia hidrográfica do Alto Caima, tudo dominado pela torre do marco geodésico de São Pedro Velho. Ruma-se agora para Sudoeste. Após o atravessamento da estrada de asfalto, junto à Anta de Monte Calvo, segue-se por um carreiro que se encaminha para a Castanheira.
Quando se inicia a descida para esta aldeia, avista-se, lá ao longe, a Ria de Aveiro e o mar, onde o nosso Rio Caima, depois de se juntar ao Vouga, vai desaguar.
Desce-se até à aldeia de Castanheira, onde se pode visitar o afloramento rochoso das “pedras parideiras”. Segue-se depois, pela parte mais baixa da aldeia, em direcção à ribeira. Após o seu atravessamento, num pequeno pontão de betão, o carreiro inicio a subida para Cabaços. Daqui continua-se por trilhos que ladeiam muros, atravessa-se outra vez o Caima no parque de lazer de Albergaria e toma-se à esquerda uma quelha, entre muros, que nos encaminha para a Mizarela. Prosseguindo por mais cem metros alcança-se o miradouro da maior cascata de Portugal: a Frecha da Mizarela.
De regresso ao PR15, continua-se por caminhos bem definidos até ao Merujal, onde esta “Viagem à Pré-História”, termina.”

8km no primeiro dia, 15,2km no segundo e agora esperavam-nos 17km. Deste percurso tínhamos particular interesse nas “pedras parideiras”.

[09]_Serra_da_Freita (640x427)  [18]_Cabacos_-_Pipo (640x427)
11:12 Serra da Freita (esquerda) e 11:27 Pipo na Aldeia de Cabaços (direita)

Infelizmente o civismo não é costume e ao que parece, a inteligência também não. Ao visitarmos o afloramento rochoso verificámos a existência de uma vedação que supostamente protegeria uma zona com muitas pedras parideiras… curiosamente era a zona onde havia menos verificando-se que esta vedação estava violada em muitos locais (falta de civismo). Referimos a falta de inteligência pois vimos lá muitas pessoas, passando por cima de centenas de pedras parideiras, mas não deixavam de tentar alcançar as poucas existentes no interior da vedação. Em todo o caso, dentro ou fora estas não devem ser levadas, não só pelas razões óbvias mas também porque julgamos que ao fim de uma semana 90% das pedras levadas já estão esquecidas num canto.

[24]_Castanheira_-_Pedra_Parideira (640x427)  [27]_Castanheira_-_Espigueiro (427x640)
12:26 Pedra Parideira (esquerda) e 12:41 Espigueiro na Aldeia da Castanheira (direita)

Também são interessantes as Mamoas e Antas assim como as pedras boroas.

[48]_Mamoa_de_Monte_Calvo (640x427)[67]_Mamoa_Portela_da_Anta (640x427)[75]_Pedras_Boroas_do_Junqueiro (640x427)paquicefalossauro
15:11 Mamoa de Monte Calvo (esquerda), 16:23 Mamoa Portela da Anta (Centro) e 15:16 Pedro boroa do junqueiro – semelhante à cabeça de um paquicefalossauro (direita)

Para mais informações sobre este e outros percursos de Arouca existem muitos panfletos que podem ser solicitados no parque de campismo ou num posto de turismo. Em todo o caso aconselha-se apenas que só se solicite as brochuras se forem mesmo fazer os percursos.

Sem comentários: