domingo, 6 de fevereiro de 2011

Gerês: Fenda da Calcedónia

Já por várias vezes tínhamos passado pela famosa rocha mas nunca houve oportunidade de nos esgueirarmos pela fenda e chegarmos ao topo da mesma, ora porque não estava nos planos do percurso, ora porque não havia tempo para mais desvios. Mas chegou o dia e o objectivo era mesmo chegar ao topo, de tal modo que o percurso associado tinha menos de 7km.

Partimos de Cruzeiro, junto a Veiga de São João, Campo do Gerês, subindo para Sul a passo lento apreciando toda a envolvente como deve ser e parando para almoçar. Chegados ao Cabeço da Calcedónia foi tempo de por as mãos na rocha gelada e tentar subir como pudéssemos. Do topo uma vista fantástica, como se esperava.

[11]_Cabras[15]_Geres
Cabras (esq.) e Gerês (dir.)
[26]_Geres[32]_Geres
Gerês
[18]_Geres[33]_Geres[37]_Geres[54]_Geres_-_Calcedonia
Nunito: o Hércules (esq.), Curiosas formações rochosas (centro esq. e centro dir.) e Topo da Calcedónia (dir.)

Descemos e caminhámos um pouco até Lamas onde lanchámos antes de nos fazermos à estrada de volta ao Porto. Infelizmente no antes e depois do cabeço, paisagem era dominada pelo negro dos incêndios recentes.

[59]_Geres[66]_Geres[74]_Geres
Vista do topo do Cabeço Calcedónia (esq.), Curiosa formação rochosa (centro) e Gerês bastante queimado (dir.)
[76]_Bagas[36]_Ra-Iberica_(rana_iberica)[79]_Cartaxo-Comum_(saxicola_torquatus)
Bagas (esq.), Rã (centro) e Cartaxo-Comum (dir.)

Nota: Já existem dezenas de trilhos no wikiloc que passam pelo Cabeço de Calcedónia por isso decidimos não fazer upload de mais nenhum, mesmo que este seja um pouco diferente. Em todo o caso se nos pedirem podemos enviar.

Sem comentários: