domingo, 7 de novembro de 2010

Terras de Bouro: Trilhos Pedestres “Na Senda de Miguel Torga”–PR12 Trilho dos Moinhos de Santa Isabel do Monte

Descrição do percurso retirada do panfleto oficial do mesmo:

Local: Terras de Bouro; Dificuldade: Baixa; Extensão: 20,5 Km; Tempo: 6h 00m; Tipo: Circular

“Este trilho corresponde a um circuito pedonal fechado, com início na aldeia de Campos Abades, nas proximidades do moinho “Ponte do Moinho”, mas torna-se obrigatória a passagem prévia pela Escola do Monte (Centro Interpretativo de Sta Isabel) para obter material promocional do percurso e, se pretender, a companhia do guia que, ao abrir cada um dos moinhos, oferece-lhe um painel ilustrado com narrativas do povo e da aldeia.
Além do PR12 – Trilho dos Moinhos de Sta Isabel do Monte, esta aldeia tem implantado o PR2 – Trilho do Castelo, que se encontra marcado e sinalizado pelos lugares de Campos Abades e Seara.
Por esta razão recomenda-se atenção à marcação e sinalização do trilho que pretende percorrer. Dos locais de interesse turístico do PR12 destacam-se os povoados com as suas habitações e outras estruturas de apoio à actividade agrícola, de arquitectura rural, as calçadas e os caminhos de pé-posto, os cursos de água, o sistema de rega, os Moinhos e as paisagens agrícola e serrana que acompanham o trilho. (…)
O Trilho dos Moinhos de Sta Isabel do Monte percorre as aldeias de Campos Abades, Rebordochão, Seara, Ventozelo e Alecrimes, permitindo a visita aos 29 moinhos de rodízio que se encontram dispersos pelas chãs e pelos ribeiros da Ponte e de Rebordochão. Cada lugar revela um património rural típico das aldeias de montanha, preservado num ambiente acolhedor de onde sobressai uma harmonia natural e perfeita que distingue esta paisagem das demais existentes na região.
O objectivo deste trilho é percorrer as estruturas que são parte integrante do ciclo do pão: os moinhos-de-água, os espigueiros, as sequeiras e eiras, os socalcos de milho e centeio, e o sistema de rega tradicional. Acresce, ainda, as manchas de carvalhos, os ribeiros e as levadas, cravadas numa paisagem serrana e campestre que atribui ao trilho um valor rural de excelência. Para completar o percurso, a novidade está na exposição patente na Escola do Monte, na qual a masseira, o grão de milho e centeio transformados em farinhas e, por fim, as deliciosas broas, preservam vivamente os costumes e as tradições do povo da aldeia.”

Passámos por muitos moinhos em bom estado de conservação, podendo inclusivamente funcionar na sua actividade original. Em todos existe uma tabuleta indicando o seu nome (referência do proprietário ou do local onde se encontra), nomes estes que fomos decorando, como passatempo, ao longo do percurso.

No último moinho que passámos tivemos a sorte do proprietário estar a passar, o qual nos deu acesso ao interior e colocou em funcionamento o engenho, a nosso pedido.

[02]_Serra_de_Santa_Isabel[19]_Serra_de_Santa_Isabel
Serra de Santa Isabel:12:08 Muros (esquerda) e 14:45 Pastagens (direita)
[53]_Moinho_Rio[55]_Serra_de_Santa_Isabel
Serra de Santa Isabel:18:17 Moinho Rio (esquerda) e 18:34 Pastagens (direita)

Sem comentários: