sábado, 6 de dezembro de 2008

Marão - Amarante

Para aproveitar o fim-de-semana prolongado não gastando muito dinheiro e seguir as notícias dos fortes nevões partimos rumo a Amarante em busca da neve.
Infelizmente, a chuva dos dias anteriores tinha sido suficiente para fazer derreter quase toda a neve. Foi preciso ir quase até ao alto de espinho, no meio do nevoeiro, para encontrar algumas áreas brancas. Era pouca mas suficiente para atirar uns aos outros e acertar nas máquinas fotográficas (não é por isso que não está cá nenhuma foto da neve mas porque no meio de tanto nevoeiro não se aproveitou nenhuma). Voltámos para casa completamente encharcados.
No dia seguinte estava previsto um passeio pelo Marão (em caso de bom tempo) ou uma pequena rota citadina pelo centro histórico da cidade de Amarante (segundo plano). Acabámos por efectuar a segunda opção. Acompanhados de 2 locais (gente rude do campo?? Não, 2 amigos e colegas de curso) passeámos pela cidade de monumento em monumento.
Começámos pelo Largo de São Gonçalo (Praça da República) : "Ponte velha", Igreja de São Gonçalo, Museu de Arte Sacra, Igreja de São Domingos e Fonte da Praça. Seguimos pelo Museu Amadeo Souza-Cardoso, ruínas do convento de Santa Clara, Igreja e edifício da Santa Casa
da Misericórdia, Solar dos Magalhães, Igreja de São Pedro, os Antigos Paços do Concelho e diversas casa senhoriais com brasões na fachada (Casa de Teixeira de Pascoaes, Casa de Teixeira de Vasconcelos, Casa dos Macedos / Casa de Amarante).

++
++++++++++++++++++Solar dos Magalhães++++++++++++++Vista das Ruínas Convento Santa Clara para Igreja S. Domingos

+Largo de São Gonçalo: Igreja, Mosteiro e Ponte de São Gonçalo +

PS: Depois da experiência traumatizante de ter levado com neve em cima, a máquina fotográfica caiu ao chão em plena ponte de São Gonçalo... Já recuperou do trauma e inclusivamente voltou a gravar momentos para a posteridade em Amarante.

1 comentário:

Por culpa de... disse...

Tenho a lamentar um erro nesta descrição: o acompanhamento que receberam não foi efectuado por 2 locais dado que um tem naturalidade lisboeta e o outro nasceu em terras de maus ventos e maus casamentos...LOL

Quanto ao passeio em si, tenho alguns pontos a salientar:
- A busca pela neve montanha acima a "zigzaguear" entre ramos
- A pouca neve mas suficiente para pôr uns marmanjos a rebolar encosta abaixo. Literalmente!
- O regresso tardio sob um nevoeiro cerradíssimo e numa estrada sinuosa completamente gelada
- Amarante afinal parece ter mesmo muitos monumentos em pleno centro (devem ter aparecido apenas aquando a vossa passagem por lá, pois normalmente alguns deles passam completamente despercebidos...)
- A máquina fotográfica tentou suicidar-se na ponte para não ter de fotografar quem se punha em pose
- A foto depois da queda nunca foi tirada graças ao estimado alcoólico que teimava em monologar para nós e que se despediu calorosamente de quem lhe prestou a devida atenção...LOOOOOOL

Abraço e beijo!