domingo, 23 de novembro de 2008

Ponte da Barca: Trilho dos Moinhos de Parada

Descrição do percurso retirada do panfleto oficial do mesmo:

Local: Lindoso; Dificuldade: Moderada; Extensão: 7 Km; Tempo: 4h 30m; Tipo: Circular

O “Trilho dos Moinhos de Parada” é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR), marcado e sinalizados segundo as normas internacionais. Este percurso realiza-se no típico lugar de Parada, na freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca.
O trilho tem início no lugar de Parada, mesmo junto à estrada, onde se encontra uma placa de indicação deste itinerário. Desde esse ponto, já a pé, seguimos pela estrada tomando a direcção de Cidadelhe. Passados cerca de 600 metros viramos à direita por um caminho que nos conduzirá a um cabeço denominado, Chão da Cabeça. Trata-se de uma forma de relevo elevada que se abre numa pequena chã.
O caminho de terra leva-nos a sair do povoado para passearmos por entre vinhedos, bordeando o serpenteante Rio Lima.
Passado algum tempo o caminho de terra dá lugar a um carreteiro, isto é, um caminho empedrado por onde passavam os carros puxados por juntas de bois, que nos leva a descer até ao açude do Rio. Aqui poderemos refrescar-nos nas suas cristalinas e frescas águas e aproveitar para descobrir entre a densa vegetação os velhos e abandonados moinhos de água. Este local encerra uma grande beleza e interessantes espécies da flora e fauna autóctones.
Depois de cruzarmos o açude por uma cancela que se encontra a meio do caminho, seguimos um estradão ascendente que nos conduzirá novamente à estrada. Desde aqui, seguimos caminho em direcção a Parada, virando à esquerda. Passados poucos metros seguimos um caminho descendente que se encontra também à nossa esquerda, levando-nos a caminhar junto ao rio, onde poderemos observar um segundo conjunto de moinhos de água.
Logo após atravessamos a estrada e seguimos caminho, sem deixar de visitar uma fantástica piscina natural conhecida como Poço da Gola, o qual constitui um espaço único e paradisíaco.
115Continuando caminho, vamos pouco a pouco deixando para trás a povoação para entrarmos e caminharmos num ambiente de montanha, por caminhos empedrados e trilhos de pastores.
A sobranceira e majestosa Serra Amarela, o corte aguçado dos montes que nos rodeiam, as chãs e as fantásticas formações geológicas constituem os elementos de adorno desta bela paisagem em Terras de Lindoso. Logo após de atravessarmos uma pequena chã por um trilho de pastores, seguimos um caminho lajeado descendente por entre manchas de carvalho delimitadas por muros de pedra solta que nos levará novamente ao lugar de Parada. Aqui, podemos visitar a típica e rústica aldeia, a qual ainda alberga um vasto e conservado património arquitectónico.
Passado algum tempo finalizamos este passeio, precisamente no local onde teve início.”

[10]_Espigueiros[57]_Moinho_de_Água[69]_Represa[77]_Percurso
11:01 Espigueiros (esquerda), 15:34 Moinho (esquerda centro), 15:52 Poço da Gola (direita centro) e 16:16 Ponte sob Ponte (direita)

Sem comentários: