domingo, 18 de fevereiro de 2007

Carrazeda de Ansiães - Linha do Tua e Castelo de Ansiães

Aproveitando o fim-de-semana prolongado fomos fazer uma visita à família e passear por Carrazeda de Ansiães, entre muitos lugares fomos ao Castelo de Ansiães e à Linha do Tua.


No concelho de Carrazeda de Ansiães, freguesia de Lavandeira situa-se o castelo de Ansiães o qual defendia a antiquíssima vila de Ansiães, cujas origens remontam ao século XII. Ansiães abrangia duas freguesias: a de S. João Baptista, extramuros, e a de S. Salvador, intramuros. Em 1734, a transferência da sede para o lugar de Carrazeda deu origem à actual vila de Carrazeda de Ansiães. Hoje o castelo e as habitações que continha estão praticamente em ruínas.

+++
Da Igreja de S. João Baptista (esq.), estilo românico, pouco mais resta de que um espaço arruinado, com o chão em terra e já sem cobertura. Tem a particularidade de não possuir porta principal, efectuando-se a entrada por uma porta lateral, de arco quebrado. A nave e a capela-mor são rectangulares, com um arco triunfal ogivado, conservando-se no exterior três sepulturas escavadas na rocha.
No interior das muralhas encontra-se a igreja de S. Salvador (dir.) também de arquitectura românica, tratando-se de um templo de planta longitudinal composta por uma nave única e capela-mor, onde se encontram fragmentos do pelourinho de Ansiães. A fachada principal, orientada a oeste, apresenta no portal um dos mais importantes exemplos da gramática escultórica do românico português constituído por quatro arquivoltas plenas. No exterior permanece a capela funerária de N. Sra. da Graça, que alberga quatro túmulos medievais, de granito, com tampas de duas faces.


Inaugurada em Outubro de 1887 a linha do Tua permite a sua ligação a Mirandela, a vigem de comboio por esta linha é considerada uma das mais bonitas da zona, no entanto à data da nossa visita não foi possível fazê-lo devido a um recente acidente. A visita foi então feita num jipe (conduzido alguns minutos pela Mónica… que perigo :S) acompanhada de uma apanha de deliciosas laranjas.

Informação Adicional:
http://www.bragancanet.pt/patrimonio/casteloansiaes.htm
http://www.cm-carrazedadeansiaes.pt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Carrazeda_de_Ansiães
http://www.linhadotua.net

2 comentários:

graciosa disse...

Olá "maninha", estou a dar uma "vista de olhos" no vosso blog.
Ainda vi pouca coisa, mas parece muito interessamte, gostei particularmente deste post, pois é o nosso lindo Trás-os-montes, as suas paizagens e as suas histórias.
Espero que venhas cá mais vezes pois ainda hà muito por descubrir.
Bjs para os 2

mario carvalho disse...

Caros amigos

é muito importante a participação de todos na defesa de valores que são de todos


Que cada um se responsabilize por , in su sitio, mobilizar as pessoas para irem ver o filme PARE ESCUTE E OLHE e promoverem o debate...

ESTA É A ULTIMA OPORTUNIDADE DE A SOCIEDADE CIVIL ... demonstrar que existe, que está interessada e que merece ser OUVIDA...

senão .... meus amigos... desistam e permitam que nos transformem em HAMBURGUERS


abraço

mario sales de carvalho



Ps Antes ser devorado pelos vermes naturais ... do que ser Mexido, Remexido e transformado em hamburguer.

para que qualquer um possa " mastigar "... à vontade

www.linhadotua.net
e
vejam um jardim natural prestes a ser assassinado por afogamento,
http://alinhaetua.blogspot.com/

cumprimentos

mario