domingo, 1 de junho de 2014

Pico - PR4PIC: Subida ao Pico

De volta ao Pico tivemos uma grande surpresa…

Em Julho de 2011 saía um casal de França, em Março de 2012 saímos nós de Portugal, ambos cruzaram o atlântico, nós de avião eles à boleia num veleiro, chegando à América do Sul.
Cruzámo-nos em Maio de 2012, vivemos e voluntariámos juntos na construção de uma casa de barro em Tumbaco, no Equador… conhecemo-nos e fizemo-nos amigos.
Separamo-nos duas semanas depois seguindo cada um a sua aventura, eles de bicicleta e nós de autocarro… cada um à sua velocidade, cada um com um plano distinto.
Chegámos à ecoescuela El Manzano e fomos ficando até que recebemos mensagem destes nossos amigos , dizendo que estariam perto e estavam dispostos a pedalar mais 90km para nos visitar… tinham passado 8 meses.
Fomos destacados para trabalhos distintos por isso não tivemos tempo para por a conversa em dia. No dia seguinte seguiram viagem… nós ficámos mais 8 meses na Ecoescuela.
Pouco tempo antes de sairmos comunicámos a esclarecer algumas dúvidas sobre os nossos próximos destinos, locais onde eles já tinham passado.
Eles seguiam de bicicleta, nós tínhamos mudado para a modalidade boleia.
A amizade valeu-nos alojamento em Chaltén na Argentina, onde passámos o Natal de 2013 na companhia de uma família fantástica, que também os tinha recebido.
Em Março de 2014 regressamos a casa de avião terminando 2 anos de viagem, sabendo que regressariam a França em Maio, novamente à boleia de um veleiro, com paragem obrigatória no meio do atlântico, Açores.
Último dia de Maio, dois anos depois de nos conhecermos, um ano e quatro meses depois de nos encontrarmos pela última vez, recebemos a seguinte mensagem pelo facebook: “Chegámos à Horta”

Tivemos o prazer de receber em nossa casa a visita dos nossos amigos Maxime e Sophie, e levá-los ao topo do Pico na madrugada seguinte, com um clima fantástico… Era a 7ª ascensão do Nuno e a 5ª da Mónica, anteriormente tínhamos subido sempre em Agosto, mas nunca tivemos tanto calor como desta vez, céu limpo podendo ver-se centenas de estrelas durante a subida e as 5 ilhas do Grupo Central já de manhã, vento nulo e por toda a cratera saia fumo que ajudava a aumentar a temperatura. Resta dizer que igualámos o recorde de tempo da última vez, mas desta subimos de noite, 2H30 para subir.


Nota: Trilho similar ao efectuado por nós, já existente no wikiloc

IMG_2196IMG_2198
Quase no topo com o amanhecer a chegar… a sombra do Pico e o Faial ao fundo
IMG_2211IMG_2371
Do Topo de Portugal, vista para Este (esq.) e para Oeste (dir.), já com a sombra apenas na cratera e Faial ao fundo.
IMG_2252IMG_2253
Vista para Norte: São Jorge e Graciosa (esq.) e São Jorge Graciosa e Pico (dir.)
IMG_2347-001
Madalena e Horta
IMG_2256IMG_2335
Cais do Pico (esq.) e Lajes (dir.)
IMG_2303IMG_2305IMG_2344
Lagoa do Capitão (esq.) e Pastagens (centro e dir.)
IMG_2358IMG_2365IMG_2271
Cratera

Por azar, era o primeiro dia do ano em que se pagava para subir… 10€ para quem vai sem guia e 2,5€ para quem vai acompanhado.

Descida a Montanha visitámos as lagoas, almoço e tempo de levar os amigos ao barco para seguirem a sua viagem de já quase três anos, agora de regresso a casa.

Sem comentários: