domingo, 6 de abril de 2014

Paredes de Coura: Giesteira-Túmio-Corno do Bico-Grijó-Travassos-Giesteira

Local: Paredes de Coura; Dificuldade: Baixa; Extensão: 16 Km; Tempo: 6h 00m; Tipo: Circular

De volta a Portugal, de volta às caminhadas com os nossos companheiros do costume e de volta a Corno de Bico, mas agora para um trajeto diferente do que já tínhamos feito, conjugando partes do Pr13 Alto dos Morrões, Pr14 Corno do Bico e Pr15 Miradouros, mais alguns troços por outros caminhos e estradões que não estão associados a nenhum percurso marcado.

Com promessa de bom tempo saímos em direção ao pequeno Lugar de Giesteira onde começámos a caminhar. As previsões meteorológicas não se confirmaram de tal modo que havia bastante nevoeiro, que até dava um toque de misticidade à paisagem, e alguma chuva esporádica.  

Fomos subindo gradualmente até Corno de Bico, passando primeiro por Túmio e depois com desnível acentuado até ao topo, onde almoçámos.

IMG_0724IMG_0727
No meio da neblina…

Á medida que fomos descendo o tempo foi melhorando, até que chegou o Sol. Passámos por Cruz Vermelha e Grijó, de onde nos dirigimos a Travassos, de forma bastante lenta por dificuldade de orientação devido a existência de novos caminhos não apresentados na carta militar e desaparecimento de outros pelo fogo e posterior crescimento de vegetação. Lá chegámos mas não exatamente pelo caminho planeado e seguimos em direção a Alto dos Morrões e finalmente Giesteira depois de 16km.

IMG_0729IMG_0730
Cruz Vermelha (esq.) e Descendo de Corno de Bico (dir.)
IMG_0773IMG_0786IMG_0808
Carvalhal

Pelo caminho muitas pastagens e socalcos de verde bem forte com os novos rebentos primaveris, guardados por curiosos e artísticos espantalhos e muita água em qualquer lugar por onde passássemos.

IMG_9867IMG_9869
Carvalhal (esq.) e Lesma (dir.)

IMG_9875IMG_0720IMG_0722
Espantalhos (esq. e dir.) e Cabra e Ovelha (centro)

Foi bom voltar a caminhar por Portugal com amigos, vendo agora todas as pastagens e cultivos com outros olhos, ver couves em todo o lado (não se come na América do Sul), o cheiro a fumeiro…

Para mais informações sobre Corno de Bico e trilhos nas suas proximidades podem consultar as seguintes:
2010-11-28 - Paredes de Coura: Corno de Bico ;
2007-11-11 - Paredes de Coura - PR5 Trilho dos Moinhos e PR6 Trilho do Megalítico de Vascões.

Sem comentários: