quarta-feira, 27 de março de 2013

AS - 9/13 - Argentina VI - Parque Nacional Lanin

800px-Flag_of_Argentina.svg

Quase no limite do nosso visto de permanência no Chile, aproveitámos para dar um pequeno salto à Argentina antes do Bioconstruyendo, o qual não queríamos perder.

O lugar escolhido teve muito a ver com a nossa memória de um belo bosque de araucárias no sopé de um grande vulcão nevado, aquando do nosso último cruzamento de fronteira.

15-02-2013

Saímos aproveitando uma boleia de El Manzano até Los Angeles. Fomos bastante precipitados e pedimos para sair na estrada na esperança que um autocarro nos levasse até Temuco. Nenhum parou nem sabíamos como chegar de ali ao terminal de Los Angeles. Por sorte, por aqueles lados passava um minibus que nos levou lá.

De Los Angeles fomos a Temuco onde, como sempre, andámos às voltas de terminal em terminal, em busca de um autocarro para a fronteira... tudo cheio mesmo para o dia seguinte. Sem saber muito bem o que fazer comprámos bilhetes até Pucón, reduzindo a distância, na esperança de encontrar transporte.

Por casualidade encontrámos Sara, outra voluntária de El Manzano, que tinha saído antes e agora decidia também ir a Pucón. Não fomos no mesmo autocarro mas encontrámo-nos lá e, juntamente com outro Chileno, ficámos no exterior do terminal jogando cartas... aqui mesmo passámos a noite.

16-02-2013

Pela manhã seguimos todos destinos distintos. Nós, debaixo de chuva, fomos procurar autocarro o que, para nossa surpresa foi muito fácil. Este deixou-nos junto da fronteira ainda no lado chileno e depois tivemos de cruzar a mesma a pé, o que incluía uma caminhada de 2km entre aduanas seguindo a estrada bordeada por gigantes araucárias.

2013-02-17 Araucária (araucaria araucana): 10:02 (esq.)e  (centro) e 10:03 (dir)

Tratada a papelada, seguimos em busca de um camping e talvez de um pequeno passeio. Começou a chover torrencialmente, pelo que só montámos a tenda e não fizemos mais nada.

2013-02-16 12:00 Bosque de araucária (araucaria araucana) (esq.) e 2013-02-17 07:43 Acampamento (dir.)

17-02-2013

Tínhamos de regressar neste dia por isso levantámo-nos muito cedo para aproveitar uma ou duas horas de caminhada no parque.

Depois de uma noite inteira a chover o nascer do sol estava incrível e o céu limpo.

Fomos até ao sopé do vulcão Lanin pelo meio de um lindo bosque e voltámos para cruzar novamente a fronteira e tomar o autocarro de volta a El Manzano. Enquanto esperávamos por este fomos pedindo boleia e conseguimos voltar a Pucón com uma família.

Vulcão Lanin: 07:50 Vista do Camping (esq.), 08:37 Sopé do Vulcão (centro) e 10:02 Entre Aduanas (dir.)

08:45 Pelo bosque (esq.) e 10:10 Aduana Chilena (dir.)

Entre autocarros, mini bus e táxis chegámos a El Manzano, a tempo da bastante penosa despedida do Florian, onde comemos coelho estufado preparado pelo nosso compatriota João, de Monção.