quinta-feira, 3 de maio de 2012

América do Sul - Take 4/13 - Venezuela - Parte II - Salto Angel

800px-Flag_of_Venezuela.svg_thumb2_t

2012/04/15

Vindos de uma grande aventura pelo Monte Roraima, chegámos a Ciudad Bolivar já com outra reservada... ainda nos perguntaram se queríamos seguir diretos ou passar um dia na cidade... pelo nosso bem marcámos para o dia seguinte... agora para visitar a mais alta cascata do Mundo: Salto Angel. Estava incluído no preço, não só o tour, com viagem de avião de ida e volta entre Ciudad Bolivar e Canaima, refeições, dormidas, viagens de barco, visita a outras cascatas e guia, mas também uma dormida numa pousada antes, até outras duas depois, todos os transferes entre terminais, pousada e aeroportos e ainda um pequeno almoço no dia do tour. Não estavam incluídos o pequeno almoço no dia de chegada, as taxas do aeroporto, a taxa do parque nacional de Canaima e o almoço no último dia de Tour. Em todo o caso o preço estava dentro dos mínimos que nos tinham referido, incluindo alguns extras, no entanto, pelos 3 dias de tour pagámos mais que os 7 dias do Monte Roraima.

Chegados à Posada da agência Conexión Tours, ainda com o nosso guia Frank, uma boa surpresa: a oferta do pequeno almoço... que veio mesmo a calhar pois eram 7:30 e depois de uma viagem de 14 horas, soube mesmo bem. Nesta pousada pode-se utilizar a internet, a cozinha e a lavandaria, tudo incluído no preço.

Um dos 9 filhos do Frank fazia anos e ainda nos oferecemos para lhe fazer uma sobremesa, leite creme, mas eles iriam festejar fora de casa pelo que não lhe dava muito jeito voltar a buscá-la... marcámos para depois do tour se ele quisesse.

Assim sendo, este dia foi de descanso... ou talvez não pois tínhamos quilos de roupa para lavar e esfregar, quilos de terra e lama no corpo para tirar, comida para comprar, botas e tenda para limpar e secar, baterias e pilhas para carregar e por fim blog para atualizar... não tendo sido possível fazer tudo...

Durante o dia ainda cozinhámos um estufado de legumes com arroz e acabámos mesmo por fazer um leite creme, que oferecemos aos donos da posada, tendo estes nos oferecido um pouco do seu jantar: Bollos de Maíz (uns pequenos bolos feitos com farinha de milho água e manteiga, cozidos em água e acompanhados com queijo, fiambre e manteiga). Com as claras excedentes do leite creme fizemos ovos mexidos para acompanhar o arroz de legumes.

IMG_2315
19:36 Bollos de Maíz

2012/04/16

Não tivemos tempo para dormir muito, pois às 6:00 já estávamos a pé, para tomar o pequeno almoço meia hora depois e sair por volta das 7:00 em direção ao aeroporto. Infelizmente não poderíamos levar os objetos que normalmente se confiscam nos aeroportos, uma vez que não teríamos mala de porão, em especial as navalhas que dão sempre jeito ter por perto.

O nosso avião, um Cessna 172 de matrícula YV2370 era minúsculo, levava o piloto e nós os dois mas tinha lugar para mais uma pessoa. Durante a viagem de aproximadamente uma hora e meia a 500 pés de altitude, a Mónica, no lugar do copiloto, teve o prazer de tomar os comandos do avião por alguns minutos.

Descolagem do Aeroporto da Ciudad Bolivar
Mónica a pilotar o nosso avião... enquanto o piloto a filma
Aproximação e aterragem no Aeroporto de Canaima

IMG_2384IMG_2387IMG_2391
Voo: 09:35 Mistura das águas (esq.), 09:37 Arco-iris artificial (centro) 09:52 Tepuy (dir.)

IMG_2418
10:04 Cessna 172 de matrícula YV2370 à chegada

Chegados ao aeroporto fomos encaminhados para a posada onde iríamos comer e passar a noite. Aqui conhecemos os nossos companheiros de tour, pelo menos para este dia: 3 ingleses, 1 japonesa, 1 brasileiro, 1 australiano, 1 casal de checos e 3 americanas.

Antes do almoço tivemos oportunidade de passear um pouco em torno da lagoa de Canaima e ver já algumas das cascatas que a abastecem. Neste mesmo passeio tivemos a boa surpresa de encontrar mangas por todo o lado, assim como algumas goiabas... era só apanhar e comer (que falta nos faziam as navalhas).

IMG_2423IMG_2437IMG_2474
10:55 Cascatas e Lagoa Canaima (esq.), 11:03 Milípede (centro) e 11:42 Cascatas e Lagoa Canaima (dir.)
IMG_2452IMG_2453IMG_2454
Cogumelos: 11:23 (esq.), 11:25 (centro) e (dir.)

Almoçámos um delicioso estufado de carne de vaca com arroz e legumes... em que americanas quase não lhe tocaram.... o que foi similar nas refeições seguintes, á excepção do que fosse frito... mas compensavam com oreo e batatas fritas.

Depois do almoço voltámos à Lagoa de Canaima, agora para passar de barco mesmo junto às suas 7 cascatas e sair para uma curta caminhada até outras duas chamadas El Salto Sapo e El Salto Sapito. A primeira tem dimensão e volume de água consideráveis mas também a particularidade de se poder passar entre a queda de água e a parede vertical de rocha.

IMG_2488IMG_2512IMG_2541
14:13 Cascatas e Lagoa Canaima, com muitos salpicos à mistura (esq.), 15:07 El Salto Sapo (centro) e 15:58 El Salto Sapito com Tepuys ao fundo (dir.)

Salto Sapo - A caminhar entre a parede rochosa e a parede de água...

IMG_2523IMG_2534
15:49 Flor (esq.) e 15:54 Lagartixa (dir.)

Vistas as mesmas de vários ângulos voltámos para a posada para atacar umas quantas deliciosas mangas.

Á hora do jantar nova deliciosa refeição, agora peixe assado de nome Rallado.

Ao fim da noite o nosso guia Tony veio informar do que iríamos fazer, nomeadamente a temível (pelo menos para as americanas) caminhada de 1 hora até ao miradouro da cascata.

2012/04/17

Tinha chegado o dia mais importante do tour, em que iríamos fazer todo o caminho até à ao Salto Angel e pernoitar em hamacas no centro do parque.

O autraliano já não constava do grupo mas tínhamos mais um brasileiro e quatro venezuelanos.

Como pequeno almoço, omelete, uma grande panqueca e duas rodelas de salsicha (com sabor á carne almoço que tínhamos levado para o Roraima).

Saímos a pé tendo o privilégio de poder deixar as nossas malas para que um carro as carregasse. Caminhámos uns 20 minutos em torno da lagoa e subimos pela central de eletricidade, gerada a partir da água das cascatas, de modo a transpor o desnível correspondente ás mesmas, para depois entrarmos numa lancha por mais 20 minutos. Após estes, nova caminhada de 30 minutos, enquanto a lancha iria passar alguns rápidos no rio levando apenas as malas, para nos apanhar novamente, para mais três horas de viagem pelo rio. Primeiro uma hora no rio Carrao e depois mais duas no rio Churun. Pelo meio uma paragem para almoço no sopé de uma cascata... desta vez, um aproveitamento do peixe da noite anterior misturado com molho de tomate sobre esparguete...mais uma vez delicioso (e uma das americanas nem sequer lhe tocou).

IMG_2558IMG_2577IMG_2578
08:06 Insecto na mesa ao pequeno almoço (esq.), 11:13 Rio Carao com Tepuy ao funto (centro) e 11:55 Almoço (dir.)

Rápidos Rio Churun

No percurso, ao contrário do que pensaríamos, quase não vimos animais, apenas uns 3 pássaros. Em todo o caso as vistas são muito boas, os rios circundam os vários tepuy com dimensões bastante superiores ao Roraima e com paredes verticais ainda maiores, dos quais se podem ver muitas cascatas. O Salto Angel é uma cascata que cai do tepuy Auyán que tem aproximadamente 700km2 de superfície. Acabámos por descobrir ser possível ir até ao topo, mas é uma jornada de 14 dias, estando interdito neste momento o caminho de mais alguns dias na plataforma até ao Salto Angel.

Para chegar ao miradouro donde poderíamos observar a cascata, saímos do barco na Isla Ratón, onde estava o nosso acampamento, atravessámos o rio a pé (finalmente algo com alguma dificuldade) seguindo-se uma pequena caminhada de uma hora pela floresta.

IMG_2616IMG_2620IMG_2680
14:22 Acasalamento de libelinhas (esq.), 14:29 Chegada à Isla Ratón (centro) e 16:53 El Salto Angel (dir.)

Lagarta

A água cai de uma altura tão grande que quando chega ao fundo parece pouco mais do que vapor de água. Dá também para perceber que a parede é significativamente maior que a do Roraima, no entanto o topo encontra-se a cota inferior. Embora seja perceptível uma grande dimensão de queda, não dá para perceber que estamos a falar e quase um quilómetro, mais precisamente 976 metros.

Ainda houve tempo para um banho numa cascata uns metros abaixo e regressámos pelo mesmo caminho até ao acampamento onde já se assavam uns frangos para o jantar, depois do qual estivemos algum tempo a falar com o Moacir (brasileiro) e fomos dormir.

IMG_2683IMG_2685IMG_2690
17:57 WC acampamento (esq.), 18:02 El pollo (centro) e 18:07 Hamacas (dir.)

2012/04/18

Neste dia apenas todo o caminho de volta até Ciudad Bolivar.

O pequeno almoço foram ovos, uns pequenos pães de milho fritos (Arepas) e salada.

Todo o caminho de volta por rio demorou pouco mais de metade do dia anterior... estávamos agora a favor da corrente.

Em Canaima fomos em busca de mangas, e depois de as comermos... almoço... supostamente não incluído no tour mas que nos estava a ser oferecido... para não variar, muito bom.

Fomos para o aeroporto esperar o nosso piloto, e regressámos a Ciudad Bolivar no mesmo avião mas agora na companhia da japonesa.

IMG_2724IMG_2757
Voo de regresso: 13:49 Cascatas e Lagoa Canaima (esq.) e 14:24 Albufeira (dir.)

Aproximação e aterragem em Ciudad Bolivar

Este tour apesar de muito bonito pareceu-nos demasiado turístico, principalmente depois do Monte Roraima.

Tendo como destino seguinte comum Mochima, com paragem pelo meio na Cueva del Guácharo, combinámos viajarmos juntos com as duas inglesas (Roisin e Buffy) do nosso tour ao Salto Angel, para divisão de despesas nos dias seguintes. Cada um ficou de perguntar qual a forma mais rápida e barata de lá chegar, combinando-se um encontro no dia seguinte pelas 6:30 para saída conjunta em direção ao terminal de autocarro. As informações obtidas sobre como prosseguir viagem pela Venezuela não poderiam fugir muito à realidade senão provavelmente viríamos a ter alguns problemas de dinheiro, contadinho à justa até à fronteira (não é que não o tivéssemos, mas não queríamos levantar nenhum na Venezuela atendendo às taxas de cambio aplicadas)....

IMG_2781IMG_2785
2012-04-19 06:26 Catedral de Ciudad Bolivar (esq.) 06:28 Edifícios típicos (dir.)

2 comentários:

Daniel Pinto disse...

Gostei de ver a Monica a pilotar e o piloto a filmar!!

E também é impressionante a vossa energia...parar é morrer!

Fiquem bem!

Nuno Gonçalves disse...

...quem corre por gosto não cansa...