sábado, 26 de fevereiro de 2011

Espanha: Cortegada – Margens do Rio Minho e Rio Deva

Este percurso teve de ser feito a passo de corrida, pois os organizadores, caminhantes profissionais (ou lá como se chama a sua modalidade de desporto), achavam que todos tinham a sua pedalada e como tal iriamos acabar a nossa caminhada de 16km à hora do almoço, não levando portanto comida.

A ideia destes era que todos acabassem o passeio às 13:00. Para tal, existiam 3 pontos diferentes de término: aos 9km, aos 13km e no fim dos 16km, e, consoante a velocidade de cada um, os grupos iriam fazer distâncias diferentes. Isto claro que não resultou pois esqueceram-se que os participantes eram portugueses e em vez de partirem os grupos, foram perguntando às pessoas se queriam continuar até ao fim ou desistir em cada um dos pontos mas… desistir nunca :). Em todo o caso não vedaram a participação a ninguém e não deram quaisquer recomendações, de tal modo que na caminhada estava uma senhora bem acima dos 100kg, de cabelos brancos e… de muletas.

À custa disto tiveram de nos aturar até às 15:30, sendo que os participantes, mais preparados que os guias (mesmo sem as recomendações), obrigaram (literalmente) a uma paragem para almoço, enquanto estes resmungavam e passavam fome.

O percurso teve início em Ponferrado, nas margens do Rio Deva, em direcção ao Rio Minho onde seguia grande parte do seu traçado, passando pelos balneários de Cortegada e a antiga aldeia, agora em ruínas, até chegar a Cortegada.

[21]_Margens_Rio_Minho
11:51 Rio Minho: Espelho perfeito. Estará a imagem invertida? Sim? Não? COMENTEM
[32]_Ponte_Nova_de_Filgueira_1990_sobre_o_Rio_Minho[35]_Ponte_Velha_de_Filgueira_1920_sobre_o_Rio_Minho[43]_Aldeia_da_Barca
12:55 Ponte Nova de Filgueira 1990 sobre o Rio Minho (esquerda), 12:55 Ponte Velha de Filgueira 1920  sobre o Rio Minho (centro) e 13:31 Ruínas da antiga aldeia da Barca (direita)

Sem comentários: