domingo, 23 de maio de 2010

A Caminhar pelo… Algarve

Aproveitando uns dias de férias remanescentes do ano anterior, mas infelizmente sem a Mónica, juntei-me ao nosso grupo habitual de caminhada que seguia para o Algarve onde, com mais alguns amigos do Sul iríamos fazer alguns passeios.

20-05-2010

Saímos do Porto bem cedo pois nos esperava uma longa viagem até Alcoutim, onde iríamos montar o nosso acampamento base, na Pousada da Juventude.

Tornando a viagem mais longa mas, menos fastidiosa, mais barata e mais interessante fizemos algumas paragens pelo caminho:

- Primeiro passámos no fluviário de Mora, almoçando primeiro e depois visitando o mesmo;

[07]_Pardal
10:46 "Levitação” – Um dos pardais que atacou os restos de Couscous do almoço junto ao fluviário de Mora.

- Seguimos para Mértola onde fizemos nova paragem. Aqui já se viam centenas, senão milhares, de andorinhas, muitas cegonhas brancas e algumas osgas a espreitar pelas frinchas das portas.

[04]_Andorinha-dos-Beirais_(delichon_urbica)  [13]_Cegonha-Branca_(ciconia_ciconia)
Mértola: 15:58 Andorinha dos Beirais – delichon urbica (esquerda) e 16:24 Cegonha Branca – ciconia ciconia (direita)
[08]_Fechadura  [18]_Igreja_Matriz_de_Nossa_Senhora_da_Anunciação
Mértola: 16:10 Fechadura (esquerda) e 16:49 Igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciação (direita)

Chegando a Alcoutim encontrámo-nos com os restantes do grupo, montámos o acampamento, demos umas voltas pelo lugar e fomos descansar.

21-05-2010

Neste dia fizemos o PR1 – “Corre, corre Guadiana” (Laranjeiras).

Depois, com algum tempo disponível antes do sol se pôr, fomos visitar os menires do Lavajo, junto a Alcoutim.

[10]_Menires_do_Lavajo  [1]_Sanlucar_de_Guadiana
18:10 Menires do Lavajo (esquerda) e 19:27 Vista de Alcoutim para SanLucar de Guadiana (Espanha) do outro lado da margem do Guadiana (direita)

22-05-2010

Neste dia dirigimo-nos mais a sul até Castro Marim onde passeámos pelo sapal e pelas salinas.

23-05-2010

No nosso último dia fizemos algo mais curto pois tínhamos uma longa viagem pela frente até ao Porto: Passeámos por Afonso Vicente  perto de Alcoutim.

[04]_Grilo  [12]_Vai_dar_uma_Ganda_Volta(1)
09:13 Grilo (esquerda) 10:50 Indicações de volta a Alcoutim (direita)

Já no regresso parámos novamente em Mértola para uma almoçarada com muitos dos pratos típicos do local: sopa de cação, migas, pezinhos de coentrada, açorda de perdiz, açorda de javali, sericaia…  hum… o nosso estômago teve que fazer até à noite.

____________________________________________________________________________________

Uma das coisas que mais gostei da pousada da juventude foi a variedade de fauna que por lá se encontrava, de manhã, quando acordávamos, ou no regresso de qualquer passeio, a qualquer hora: Osgas, Andorinhas dos Beirais, Rãs, Sapos,  Artrópodes…

[05]_Aranhico[14]_Osga[37]_Traca
20-05-2010 18:17 Opilião (esquerda) e 21:21 Osga (centro) e 21-05-2010 12:52 Traça (direita)

[07]_Sapo_Comum_(bufo_bufo)  [04]_Ra_Iberica_(rana_iberica)
21:08 Sapo Comum – bufo bufo (esquerda) e 21:10 Rã Ibérica – rana iberica (direita)

Relembro que neste post há ligações para outros dois referentes a esta viagem.