sexta-feira, 21 de maio de 2010

Alcoutim: PR1 “Corre, corre Guadiana” (Laranjeiras)

Descrição do percurso retirada do panfleto oficial do mesmo:

Local: Alcoutim; Dificuldade: Baixa; Extensão: 8 Km; Tempo: 3h 00m; Tipo: Circular

“Inicie o percurso subindo a rua de acesso ao restaurante "Cantarinha do Guadiana". Junto a este estabelecimento, siga em direcção a Guerreiros do Rio / Álamo e atravesse a povoação das Laranjeiras, seguindo a sinalização do PR1.
Aprecie o casario em redor, de construção tradicional e característica da zona interior do Baixo Guadiana. Do conjunto edificado, destacam-se as construções em pedra (xisto), nomeadamente os palheiros, as ramadas, as pocilgas, os fornos, os poiais, entre outras. Deixando para trás o casario, suba a encosta e desfrute da vista sobre o Rio Guadiana.
Terminada a subida, desça em direcção a Guerreiros do Rio, uma pitoresca povoação à beira-rio, que se distingue pelas suas raízes piscatórias. À entrada desta povoação (km 1,5), sugerimos-lhe uma visita ao Museu do Rio, no qual poderá conhecer a história do Guadiana e desvendar alguns dos seus segredos.
Para prosseguir o passeio, continue pela estrada pavimentada, até à povoação do Álamo (km 2,9). Em Álamo, deixe a estrada principal, virando à direita em direcção a Corte das Donas.
Coragem, chegou o momento de efectuar o troço mais difícil do PR!
A subida que tem pela frente apresenta declive relativamente acentuado, mas não se assuste, pois a vista sobre o rio vai compensar o esforço!
Um pouco antes de Corte das Donas, o PR1 passa junto a um velho moinho de vento, que, embora inactivo, assim como Outros, é testemunho de um passado relativamente recente, quando prestava um serviço extremamente valioso às gentes da região, transformando o grão dos cereais na tão preciosa farinha.
Em Corte das Donas (Km 5,8), atravesse a povoação tendo em atenção a sinalização. O troço que segue até Laranjeiras oferece-lhe a oportunidade de conhecer melhor a flora e a fauna locais. Durante a caminhada poderá encontrar, se cruze com alguns coelhos-bravos, lebres e algumas espécies de aves, de que são exemplo a perdiz (Alectoris rufa), a pega-azul (Cyanopica cyana), o melro-preto (Monticola solitarius), a cotovia-do-monte (Galerida theklae), a felosa-do-mato (Sylvia undata), entre outras. Relativamente às árvores que podem ser observadas, refere-se a amendoeira, a azinheira, a oliveira, a alfarrobeira e a figueira.
Procure identificá-las!
Descendo a encosta, o PR segue depois junto ao Barranco das Laranjeiras. Sem grande esforço, rapidamente alcançará Laranjeiras, para aí finalizar o seu passeio, com um total de aproximadamente 8 km percorridos.
Esperamos que tenha gostado.
Até breve!”

[02]_Alfarroba  [20]_Videira_e_Caracol
08:41 Alfarrobeira (esquerda) 10:10 Caracol (direita)

[22]_Moinho
10:19 Moinho de Corte das Donas

Sem comentários: