domingo, 12 de março de 2017

Pico: Topo–Geraldo

O Pico é o vulcão mais alto da Ilha mas o mais antigo é o Topo e, por estranho que pareça, nunca lá tinhamos ido.

Após várias tentativas de marcação da actividade, estas foram sendo sempre adiadas mas finalmente conseguimos uma data. Curiosamente 3 anos após o nosso regresso da América do Sul tivemos a oportunidade de trocar o topo do Pico pelo pico do Topo.

Embora o passeio tivesse marcado para a tarde aproveitámos a manhã para visitar mais uma vez o planalto central e as lagoas, não esquecendo os binóculos para procurar e identificar algumas aves.

IMG_3412IMG_3413
Lagoa Rosada (esq.) e charco acima desta (dir.)
IMG_3423IMG_3433
Caveiro (esq.) e Pico desde Lagoa do Caiado (dir.)
IMG_3463IMG_3464IMG_3469
Miradouro das eólicas: Éolica (esq.), Lagoa do Landroal (centro) e Mistério da Prainha (dir.)

Dirigimo-nos para o Cabeço do Geraldo para almoçar e esperar os restantes participantes, para depois seguir para o início do Trilho.

A subida é bastante inclinada, mas o pior são os buracos existentes, mas cobertos pela vegetação que facilmente podem dar origem a um pé torcido. O tempo ajudou bastante pois, além das vistas fantásticas para o Pico com neve, o alinhamento de cones vulcanicos do planalto central, a caldeira de Santa Bárbara e a Lagoa do Paul, quase não havia lama que nos poderia dificultar bastante a progressão.

IMG_3517IMG_3534
Topo e Pico (esq.) e Lagoa do Paul (dir.)
IMG_3541
Panorâmica da Subida

No cume passamos a ver também grande parte da costa sul da ilha com destaque para toda a freguesia das Lajes.

A descida até ao Cabeço do Geraldo é mais longa mas também mais suave, tendo apenas o inconveniente de se passar por pastagens privadas e como tal há que: pedir autorização, abrir/fechar cancelas, ter atenção aos animais e passar arames farpados e/ou electrificados.

IMG_3567IMG_3569
Cume (esq.) e Lajes do Pico (dir.)
IMG_3573
Costa Sul

Terminámos o percurso no cabeço do Geraldo de onde se poderia seguir até às Terras ou Lajes como já tínhamos feito. No total foram apenas 4,2km com um desnível total de 400m.

Sem comentários: