sábado, 31 de março de 2012

América do Sul - Take 1/13 - Guiana Francesa - Parte V

800px-Flag_of_French_Guiana.svg_thum

2012/03/28

Depois de 3 horas de taxi colectif chegámos a Saint Laurent du Maroni às 6:49 onde, à chegada ao rio Maroni, fomos abordados por muitos condutores de piroga desejosos para nos levar para o Suriname... “vamos fazê-lo amanhã, hoje não”.

IMG_0904
8:35 Rio Maroni

No nosso planeamento tínhamos apenas apenas a visita ao camp de la transportation, onde os prisioneiros aguardavam o seu processamento:transporte de volta a França (caso tivessem cumprido toda a pena e tivessem 2000 francos para pagar o regresso - mesmo tendo cumprido a pena, sem o dinheiro não poderiam sair do campo ficando portanto, em muitos dos casos, em prisão perpétua), ou transferência para outra instalação prisional como Cayenne ou Iles du Salut.

IMG_0906IMG_0921
9:33 Portas Camp de la Transportation (esq.) e 10:18 Área Les Renegades (dir.)

Como resultado do nosso fraco francês, junto com um guia que falava depressa, baixo e comia palavras e ainda com a reverberação de grandes salas vazias, entendemos e retivemos muito pouco do que foi explicado...

IMG_0928IMG_0939IMG_0946
10:37 Celas Comunitárias (esq.) 10:50 Solitária (centro)10:53 Solitárias (dir.)

Em todo o caso podemos dizer que no local os presos eram classificados de primeira a terceira categoria consoante o tempo de permanência no local. Do mesmo modo os trabalhos forçados eram tanto maiores quanto mais recente teria sido a entrada no campo. As condições de cativeiro seguiam a mesma proporcionalidade.

Vimos celas singulares, casas prisão, celas conjuntas, solitárias com mais ou menos isolamento com o exterior ou com mais ou menos aplicação de sistemas de impedimento de movimentos...

Curiosas eram duas alas: uma para Les Renegades (vagabundos que em princípio nunca iriam sair do campo) e outra para Les Libérés (os livres que só realmente sairiam do campo após o pagamento das suas despesas de transporte).

Numa das celas existe a inscrição do nome Papillon mas não se sabe se foi o próprio ou se outra pessoa que o fez, no entanto há registo deste ter passado pelo campo.

IMG_0957
11:18 2 Carrinha 2 Cavalos

Depois estivemos a tentar por este blog em dia enquanto esperávamos pelo nosso novo anfitrião Aurélien. Já em casa deste continuámos esta árdua tarefa.

2012/03/29

Acordámos cedo para aproveitar a boleia do nosso anfitrião para o porto onde tratámos dos carimbos do passaporte e seguimos para o Suriname... Take 2/13... deixando assim a Guiana Francesa, território Francês onde o desporto favorito parece ser o que nós chamamos “passear o pássaro”, isto porque durante todo o dia vemos pessoas em qualquer sítio, a pé, de carro, ou de bicicleta, literalmente a passear uma gaiola com um pequeno pássaro.

Sem comentários: