Pela segunda semana consecutiva regressávamos à Serra do Alvão e ao Rio Olo, agora para conhecer talvez a sua principal atração, as fisgas do Ermelo com queda acumulada de mais de 200 metros de altura. A organização ficou desta vez a nosso cargo.
(embora este trilho não corresponda exatamente ao que realizamos, pois fizemos mais alguns desvios, não adicionámos o nosso ao Wikiloc pois já existem vários muito similares)
Partimos da aldeia de Varzigueto, seguindo o percurso no sentido anti-horário, de modo a que o principal atrativo do dia ficasse para o fim. Pelo caminho muito gelo nas árvores, cursos de água e no chão, demonstrando o quão rigoroso é o Inverno por estes lados. Por sorte não havia assim tanta água uma vez que foi necessário cruzar o rio duas vezes saltando pedrinhas. Do topo da serra avistava-se ao longe a famosa Senhora da Graça.
Chegados ao primeiro miradouro das fisgas parámos para almoçar enquanto apreciávamos o enorme fosso escavado pelo passar da água ao longo dos anos. Seguimos, sempre com vista para o Rio Olo com novos ângulos de visão para as diversas quedas de água, até regressarmos a Varzigueto, depois de 7horas de passeio e um total de 12,5km percorridos.
Gelo (esq., centro esq. e centro dir.) e Fisgas do Ermelo (dir.)
Gelo (esq.) e Vista da Serra do Alvão para a Senhora da Graça (dir.)
Sem comentários:
Enviar um comentário