sábado, 14 de agosto de 2010

São Jorge – Volta à Ilha

Já o tínhamos feito com outras ilhas agora é a vez de apresentarmos alguns dos pontos de interesse da ilha de São Jorge. Embora todas as fotos não tenham sido tiradas no mesmo dia, esta “volta” pode ser uma possibilidade para quer não quer ou não tem tempo para andar a pé.

Alugámos um carro de manhã nas Velas e seguimos logo em direcção à Ponta dos Rosais a fim de visitar o farol , que actualmente se encontra desactivado. Muitas fotos tirámos e tendo no grupo 2 engenheiros, uma arquitecta e uma artista plástica, muitas ideias formulámos em conjunto para reabilitar o espaço como um Hostel ou algo similar. Só depois soubemos que a razão da desactivação se deve à instabilidade do terreno onde os diversos edifícios estão implantados.

[005]_Farol_Rosais2
Farol dos Rosais

Depois de uma noite em que o ruído das Cagarras (calonectris diomedea borealis) foi música de embalar para os ouvidos de alguns e um martírio para outros, todos fizemos a nossa parte como protectores destes seres (mesmo aqueles que lá no fundo os desejaram mortos durante a noite). Em torno do farol e edifícios circundantes existem muitos poços/buracos ao ar livre nos quais as cagarras podem cair e depois de lá não conseguem sair. Vimos muitos restos mortais mas conseguimos encontrar duas vivas as quais conseguimos retirar, tapando posteriormente todos os buracos que encontrámos no local.

[032]_Cagarra_(calonectris_diomedea_borealis)2  2008-10-30_Cagarro_(Calonectris_Diomedea_Borealis)_62
Cagarras (calonectris diomedea borealis): À esquerda uma das que salvámos do buraco

Próxima ao farol encontra-se uma vigia da baleia e respectivo miradouro.

Seguimos para o parque florestal Sete Fontes, onde almoçámos, e respectivo miradouro.

[045]_Vigia_da_Baleia2  [055]_Mirador_Parque_Florestal_Sete_Fontes2
Vigia da Baleia (esquerda) e Miradouro do Parque Florestal Sete Fontes (direita)

Daqui partimos para a Serra do Topo a fim de visitar o Pico da Esperança e alguns charcos e lagoas. Note-se que embora o tenhamos feito de carro esta parte corresponde a um troço do PR4SJO – Pico do Pedro-Pico da Esperança-Fajã do Ouvidor. Refira-se ainda que no Pico do Pinheiro existem duas lagoas mas para lá chegar é preciso passar alguns arames farpados… levem mapa.

[096]_Pico_da_Esperanca2  [085]_Pico_da_Esperanca2
Serra do Topo – Pico da Esperança

Continuámos até à ponta oposta da Ilha, o Topo, onde também existe um farol e que é conhecida pelo seu ilhéu.

[115]_Farol_do_Topo2  [110]_Ilheu_do_Topo2
Farol do Topo (esquerda) e Ilhéu do Topo (direita)

Ainda tentámos visitar uma fábrica de queijo mas era Domingo e estava fechada por isso voltámos às Velas.

Nas Velas também existem alguns pontos de interesse, salientando-se o edifício do Auditório Municipal e algumas zonas balneares. Fora do centro da vila existe um arco de lava e é possível subir a pé o Morro Grande entre as Velas e o Parque de Campismo (mais uma vez basta saltar uma vedação)… a vista vale todo o esforço. A subida começa nas traseiras da Capela de Nossa Senhora do Livramento seguindo o trilho até ao topo. Junto às ruínas de um moinho seguir pela esquerda descendo até ao fundo da cratera, ir até à falésia (alguma precaução) e subir pelo outro trilho até ao moinho.

[064]_Auditório_42[23]_Velas2[068]_Arco_de_Lava_42
Auditório Municipal das Velas (esquerda), Zona Balnear (centro) e Arco de Lava (direita)

[10]_Velas2  [04]_Moinho2
Vista para as Velas do Morro Grande (esquerda) e Moinho (direita)

[16]_Morro_Velas2  [09]_Morro2
Vista para o parque de Campismo do Morro Grande (esquerda) e Falésia (direita)

Note-se que como tínhamos passado os dias anteriores nas Fajãs de Santo Cristo e dos Cubres não as incluímos nesta volta, em todo o caso apertando o planeamento é possível pelo menos ir ao miradouro destas, assim como à Fajã do Ouvidor como fizemos no ano seguinte.

[17]_Faja_Ouvidor_-_Piscinas_Naturais2  [06]_Faja_Ouvidor_-_Piscinas_Naturais2
15-08-2011 Zona Balnear na Fajã do Ouvidor

Sem comentários: