domingo, 2 de março de 2008

Vouzela: PR3 Trilho da Serra do Caramulo

Descrição do percurso retirada do panfleto oficial do mesmo:

Local: Vouzela; Dificuldade: Moderado; Extensão: 16 Km; Tipo: Linear

O percurso inicia-se na Aldeia de Fornelo do Monte em direcção ao Ventoso, local de grande riqueza paisagística. Ao fundo podemos contemplar a Serra da Estrela, do outro lado, a Serra da Arada sempre na companhia do olhar atento dos tartaranhões, corvos e outras espécies que nos observam. Prossegue-se o trilho pela Serra do Caramulo até à Lapa da Meruje onde se situa um Dólmen com o mesmo nome (Dólmen da Lapa da Meruje). É um Dólmen de corredor com câmara poligonal, composta por 6 esteios monolíticos (ligação com o PR2). Segue-se as marcas amarelas e vermelhas por um caminho em terra batida até à Capela de S. Barnabé, local de grande tradição religiosa onde se realiza anualmente uma romaria trazendo centenas de pessoas a este local sagrado. Depois de um descanso merecido, prossegue-se pelo trilho que acompanha o “Ribeiro da Bouca” até à Aldeia da Nogueira. Depois de atravessarmos a estrada de asfalto – Muito Cuidado – o caminho prossegue até ao Rio Alcofra onde encontramos uma magnífica ponte de pedra que nos proporciona a travessia para a outra margem. Agora é só seguir as marcas até à Torre Medieval de Alcofra que assinala o fim do percurso."

Alguns meses depois voltámos a Vouzela para novo passeio, agora acompanhados por 5 pessoas e um cão. Demos início ao percurso às 11:11 e terminámos às 17:58.

11:20 Espigueiro (esquerda) e 12:36 Torre Eólica (direita)

15:19 O Grupo na Capela de São Barnabé (esquerda) e 15:26 Capela de São Barnabé (direita)
16:11 Ponte Romana (esquerda) e 17:42 Represa (direita)