sábado, 3 de junho de 2017

Faial: PR6FAI – Trilho dos 10 Vulcões

Ilha: Faial; Dificuldade: Alta; Extensão: 22 Km; Tempo: 7h 00m; Tipo: Linear

Este percurso tem o seu início junto ao miradouro da Caldeira, na zona Centro da ilha. Faz uma ligação de segmentos de outros trilhos existentes na ilha.
Comece por contornar o perímetro da Caldeira, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, por 4 km.
Vire à direita para o caminho de bagacina, ladeado por criptomérias (Cryptomeria japonica), cedros do mato (Juniperus brevifolia), uvas da serra (Vaccinium cylindraceum), urzes (Erica azorica) e fetos (Woodwardia radicans) e desça por 2,3 km até encontrar o desvio à esquerda para o segmento do percurso da Levada.
Siga por entre a mata de criptomérias, junto ao canal da levada, até encontrar um tanque de armazenamento de água. Depois, entre no atalho à direita e siga na mata de criptomérias até atingir a estrada.
Vire à direita no sentido do Cabeço do Fogo. Desça este Cabeço e siga na canada de terra batida, que o irá guiar até ao Parque Florestal do Capelo. A partir daqui, siga as marcações e atravesse a estrada regional, subindo no caminho de terra batida no sentido do Cabeço Verde.
Um pouco mais à frente encontrará a sinalética de desvio para a Furna Ruim. Siga à esquerda e prossiga no atalho, contornando o Caldeirão, até atingir o caminho de bagacina. Atravesse-o e suba a escadaria até ao Cabeço do Canto, de onde poderá ter uma vista privilegiada sobre o Vulcão dos Capelinhos.
Desça em direção à estrada e atravesse-a para a zona do Costado da Nau.
A última parte do percurso desenvolve-se num terreno onde dominam as cinzas vulcânicas da erupção de 1957. Depois de passar o Centro Interpretivo dos Capelinhos, desça em direção ao Porto do Comprido, ponto final do percurso. Características e descrição do Percurso (in www.trails-azores.com)

 

Entre subidas ao Pico lá conseguimos (pelo menos um de nós) ter disponibilidade para fazer este trilho, que desejávamos há muito tempo. Não só deu para participar numa actividade marcada com antecedência, e sem imprevistos de última hora, como o tempo também colaborou, dando-nos um céu totalmente limpo.

As grandes espectactivas foram não só correspondidas como ultrapassadas, pela grande diversidade de espaços:  a Caldeira, matas de criptoméria, matas de insenso, pastagens, subidas e descidas mais ou menos penosas de vários cabeços, a vista para o Pico, São Jorge e Graciosa, as levadas, o Norte e Sul do Faial e por fim os Capelinhos.

IMG_8736IMG_8752IMG_8766
Caldeira (esq.), Uva da Serra - Vaccinium cylindraceum (centro) e Levadas (dir.)
IMG_8777IMG_8784IMG_8798
Morro de Castelo Branco (esq.), Orquídea - Platanthera pollostantha – Endémica dos Açores (centro) e Cabeço Verde (dir.)

Apos 22km, demos por terminado o trilho no Centro Interpretativo, no entando, enquanto esperávamos a vinda do nosso transporte, ainda deu para fazer mais 4km até à Ponta dos Capelinhos e observar algumas aves, nomeadamente garajaus comuns e rosados.

IMG_8811IMG_8823
Capelinhos desde o costado da nau (esq.) e Capelinhos (dir.)
IMG_8844IMG_8851
Farol dos Capelinhos (esq.) e Capelinhos (dir.)

Como já existem muitos traçados do percurso efectuado na página do wikiloc, decidimos não colocar mais nenhum, partilhando apenas dois dos que já lá constam: Primeiro o trilho dos 10 Vulcões com aproximadamente 22km, que termina no Centro Interpretativo e depois, para quem quiser continuar um pouco e seguir até à Ponta dos Capelinhos, mais 4km com ida e volta.

Powered by Wikiloc

Powered by Wikiloc

Sem comentários: