sábado, 21 de novembro de 2015

Pico: Trilho Arrife-Santa Cruz

Já passavam mais de três meses desde o último passeio organizado pelo município da Lajes que tínhamos participado, embora não tenhamos estado parados no que toca a trilhos neste hiato de tempo.

Começámos a caminhar junto do miradouro do Arrife, com vista privilegiada para toda a freguesia das Ribeiras e no topo da falha geológica do Arrife. Seguimos em direção a este local pela estrada regional, subindo um pouco, entrando posteriormente numa canada bem apertada, seguindo em fila indiana. Passando por várias quintas, descemos de volta à Estrada Regional que cruzámos, seguindo paralelamente e superiormente a Santa Bárbara, passando por um moinho de água.

IMG_8310IMG_8313IMG_8316
Vista sobre Santa Bárbara (esq.), Igreja Santa Bárbara (centro) e Moinho de Água (dir.)
IMG_8319IMG_8323
Flores

Continuámos a descer chegando aos Biscoitos, junto ao mar, onde existe uma das maiores colónias de Azorina Vidalii (Vidalia), planta endémica dos açores, seguindo até Santa Cruz onde, antes de terminarmos o percurso, demos uma pequena volta entre as famosas bananeiras deste local. Esta localidade situa-se numa fajã lávica, podendo ainda ver-se a arriba fóssil, anterior costa da ilha.

IMG_8324IMG_8326IMG_8329
Curral (esq.), Falha do Arrife (centro) e Poço de Maré (dir.)
IMG_8331IMG_8335
Bananeiras

Foi um trilho curto e bastante fácil, com alguns pontos de interesse nomeadamente no que toca a geologia flora.

Sem comentários: