quinta-feira, 30 de agosto de 2012

AS - 7/13 - Peru IV - Huaraz - Chavin de Huantar

 

IMG_4917

750px-Flag_of_Peru_state.svg_thumb3_[1]

09/08/2012

Chegámos a Huaraz bem cedo, portanto com tempo para encontrar lugar onde dormir e depois conseguir aproveitar o dia...

Esta cidade já tinha sido alvo da nossa passagem em 2009, mas “apenas” tínhamos escalado uma montanha, Nevado Pisco, deixando muito por ver. Em todo o caso apenas prevíamos a visita às ruinas de Chavin de Huantar e, talvez, uma ou duas pequenas caminhadas de um dia, pois as escaladas são muito caras.

A Mónica ficou com as malas enquanto o Nuno saiu em direção ao centro entrando em todos os hotéis, hostéis e hospedagens, perguntando preços... os que tinham bom aspecto eram caríssimos, os menos maus muito caros, os maus e muito maus continuavam a ser caros. Quase na praça central foi abordado por uma senhora com uns cartões de um hostel com bom aspecto, wifi e melhor ainda, apenas 30 soles... o único senão era a distância ao centro. Ainda andou um pouco na sua direção mas como já estava na busca há mais de uma hora, voltou e decidimos averiguar o espaço apanhando um táxi. As fotos faziam jus ao espaço, os donos muitos simpáticos e dada a localização um espaço calmo.

Ainda cedo, pousámos as malas e seguimos em direção ao centro para nos informarmos quanto aos autocarros que sairiam às Ruinas de Chavin de Huantar. Pelo meio fomos abordados por um agente de turismo que insistiu em nos apresentar os seus serviços. Como fazia parte dos nosso plenos passar por várias agências acedemos em começar pela sua,  onde nos falaram de muitos tours, e acabaram por nos fazer uma oferta muito boa para uma caminhada de 4 dias, Santa Cruz Trek, onde nos incluíam no preço, a entrada no Parque Nacional de Huascaran (isto depois de nos oferecerem os bilhetes de autocarro a Lima, que recusámos pois não era o nosso próximo destino) e ainda um tour de 1 dia de caminhada como aclimatização à altitude, visita à lagoa Churup. Podíamos ter desconfiado da grande esmola mas não o fizemos e aceitámos, pagando tudo. Com isto o tempo passou e já não teríamos tempo de apanhar os autocarros a Chavin, por isso, se quiséssemos lá ir neste dia, teríamos de ir num tour... assim foi.

Não faltava muito para o tour sair por isso só tivemos tempo de ir comprar algo para levar como almoço, deixando a compra da entrada do parque para outra oportunidade, talvez quando regressássemos. Note-se que existem várias modalidades de entrada, com preços diferentes dependendo do que se visita (visitas diárias) ou pode-se comprar um bilhete mensal de 65 soles para todo o parque (este era o nosso intento pois seria necessário para o Santa Cruz Trek e já daria acesso a Churup ou a algo mais que quiséssemos fazer).

Saímos então para 3 horas de carro, com paragem na Laguna Querococha, até ao povoado de Chavín, onde almoçámos, visitámos o museu arqueológico, onde se encontram os artefactos recolhidos do templo e finalmente entrámos nas ruínas. Não tivemos direito a muita informação, principalmente pois esta não existe... trata-se de uma descoberta algo recente, por isso o local está a ser alvo de grandes atividades de escavação, estando ainda muitíssimo por descobrir. Sabe-se em todo o caso, que se trata de uma civilização muito antiga, com vestígios de 3000 anos A.C. e que dominavam o transporte da água. Tivemos oportunidade de ver sistemas de drenagem, labirínticos túneis e galerias que interconectam todos os espaços do templo, inclusivamente um sistema de canais e ocos que, com a passagem da água, gera um ruído similar a um grande felino, e que se presume ter sido utilizado para afugentar inimigos. A zona arqueológica de Chavin foi mais que tudo um templo, portanto de culto, não tendo sido encontrados quaisquer vestígios de armas. Outra particularidade do templo são as inúmeras “cabeças clavas”, representação zoomórficas que estavam cravadas por todas as paredes do templo, das quais apenas resta uma no local (muitas encontram-se no museu).

IMG_4856IMG_4858IMG_4867
Laguna Querococha: 10:57 Lagoa (esq.), 10:59 Lagoa (centro) e 11:14 Peruanos (dir.)
IMG_4884IMG_4891IMG_4897
13:52 Peruanos (esq.), Museu de Chavin: 14:07 Petroglifos (centro) e 14:10 Búzio trabalhado (dir.)
IMG_4901IMG_4917IMG_4927
Museu de Chavin: 14:12 Cerâmica (esq.), 14:17 Cabeça Clava (centro) e 14:21 Petroglifos (dir.) 
IMG_4940IMG_4943IMG_4953
Chavin de Huantar: 15:01 Ruínas de Chavin (esq.), 15:09 Escavações actuais (centro) e 15:37 Plaza Mayor (dir.) 
IMG_4961IMG_4995IMG_5009IMG_5017
Chavin de Huantar: 15:44 Muros (esq.), 15:58 Instrumento que com água reproduz ruído de grande felino (centro esq.), 16:15 Galerias Subterrâneas (centro dir.) e 16:24 Única cabeça clava no local (dir.)

Voltámos a Huaraz, chegando por volta das 19:00. A agência já estava em vias de fechar e o nosso contacto já lá não se encontrava. Ainda perguntámos por este para sabermos como seriam as coisas no dia seguinte: o que precisaríamos de levar, onde nos encontraríamos, se nos iriam buscar ao hostel... mas quem lá estava parecia que basicamente nos queria despachar, sendo bastante antipático... começava o mau tratamento... Dito isto acabámos por não comprar o ingresso no Parque.

Fomos para o hostel, fizemos o jantar e deitámo-nos cedo.

Sem comentários: