segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Arouca: PR7 Nas Escarpas da Mizarela

Descrição do percurso retirada do panfleto oficial do mesmo:

Local: Arouca; Dificuldade: Elevada; Extensão: 8 Km; Tempo: 3h 30m; Tipo: Circular

“Este percurso inicia-se no parque de lazer fronteiro ao parque de campismo do Merujal, através de um caminho que se dirige à Mizarela.
Chegando à Mizarela, passa-se pelo miradouro e prossegue-se descendo pela estrada de acesso à aldeia da Ribeira.
300 metros abaixo do miradouro, vira-se à esquerda, por um carreiro, entre um carvalhal, com vista soberba sobre a Frecha da Mizarela.
Seguindo este carreiro, toca-se mais a baixo, numa curva, a referida estrada de acesso à aldeia da Ribeira que, logo de seguida, se deixa para continuar por outro carreiro, que desce abruptamente por entre escarpas com a bela cascata da Ribeira da Castanheira, do lado de lá, em escadaria.
Chegando ao ponto de confluência desta com o rio Caima, o caminho torna-se suave e, pela margem esquerda do rio rapidamente se chega à aldeia da Ribeira.
Esta aldeia, é constituída por um pequeno aglomerado de casas onde, ainda, resistem dois moradores que vão amanhando os pequenos campos, suportados por socalcos que dão à paisagem um cunho humanizado de singular beleza.
Passada a aldeia, atravessa-se o rio num pequeno pontão (aconselha-se a passar somente duas pessoas de cada vez) rumando-se à esquerda por um trilho que, subindo ao longo da margem direita do rio, chega à Ribeira da Castanheira, acompanhando-a. Transposta esta, atinge-se a crista da escarpa leste e rapidamente se chega à Ribeira dos Cabaços e à escola de escalada.
Após a passagem de um colo toca-se o PR15, já junta à estrada de asfalto, que se toma à esquerda, chegando-se à aldeia da Mizarela. Aqui retoma-se o caminho do parque de merendas e do parque de campismo, onde se iniciou.”

Antes da chegada ao início do percurso decidimos fazer uma pequena paragem na Senhora da Laje onde no meio do nada e do forte nevoeiro aparecia misteriosamente uma grande igreja.

[03]_Serra_da_Freita_-_Sra_da_Laje (640x427)9:56 Igreja Nossa Senhora da Laje

Estávamos pela primeira vez para caminhar pela Serra da Freita e esta foi uma boa escolha, ficando a promessa de lá voltarmos.

Relativamente à classificação no que diz respeito à dificuldade achamos exagerada, e mais estranho/exagerado achámos quando fomos visitar o parque de campismo e o responsável nos disse que este era o percurso marcado mais difícil de Portugal (só se se divulgar que tem 2 vias ferratas, de 3 metros de comprimento cada e, totalmente desnecessária).

Para mais informações sobre este e outros percursos de Arouca existem muitos panfletos que podem ser solicitados no parque de campismo ou num posto de turismo. Em todo o caso aconselha-se apenas que só se solicite as brochuras se forem mesmo fazer os percursos.

[18]_Pr7_-_Frecha_da_Mizarela (640x427)[27]_Pr7_-_Aldeia_da_Ribeira_-_Espigueiro (640x427)
11:03 Frecha da Mizarela (esquerda) e 12:05 Espigueiro na Aldeia da Ribeira (direita)
[40]_Pr7_-_Ponte__Cascata_Ribeira_da_Castanheira (427x640)[45]_Pr7 (640x427)
12:49 Cascata Ribeira da Castanheira (esquerda) e 14:05 Serra da Freita (direita)

Sem comentários: