domingo, 1 de novembro de 2009

Almeida – Forte de Almeida

“Iniciadas em 1641 pelo Governador das Armas da Província da Beira, Álvaro Abranches, as suas obras monumentais só estariam concluídas no final do século XVIII com o Conde de Lippe. (…)

No século XIX, durante o período das Guerras Liberais (1832-1834), mais uma vez a Praça-forte de Almeida foi palco de confrontos pela sua posse, que se alternou entre Absolutistas e Liberais, tendo as suas casamatas servido como prisão para mil e quinhentos prisioneiros políticos.

No século XX, apenas em 1927 é que a fortaleza deixou, definitivamente, de exercer funções militares. O conjunto encontra-se classificado como Monumento Nacional pelos Decretos 14.985, publicado em 3 de Fevereiro de 1928, e 28.536, publicado em 22 de Março de 1938.” (in http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a-forte_de_Almeida)

IMG_8166
Exterior do Forte 31-10-2009

Após um fim de semana fantástico e de muitas emoções não nos esquecemos na volta de fazer uma pequena paragem para entrar nas muralhas labirínticas do Forte de Almeida.

Aproveitando ainda os poucos minutos de bom tempo e de luz solar que nos restavam, pudemos apreciar a imponente muralha de diferentes níveis em forma de estrela com 12 pontas.

IMG_8581IMG_8585
Interior do Forte 01-11-2009

Finalmente após termos feito e visitado tudo como planeado com condições atmosféricas favoráveis, entrámos no carro de volta ao Porto. Poucos minutos depois começou a chover copiosamente, tendo-se prolongado por toda a noite.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,

O Forte de Almeida é um dos melhores exemplos da arquitectura militar portuguesa e de certeza dos mais bem conservados. Bem conservado está também o de Valença do Minho, mas penso que Almeida ainda está melhor!
Este forte tem consigo uma certa magia de nos fazer vaijar no tempo e imaginar como foram as batalhas travadas para a sua posse. Quando estive lá, uma colega estava com os olhos arregalados (ou seja um certo ar de alucinada :):), parecendo que estava a viver a cena da batalha do Castelo Elmo, nos senhor dos anéis! (se tiver errado corrijam-me! Ela dizia, e agora a catapulta ficava aqui, pim, pum... eu ainda estive para dizer, sim a catapulta aí e os homens a despejarem azeite fervente ali... e os corcodilhos no fosso?! uhmm em Almeida?
quem poder visitar vá! Vale a pena! E boa viajem temporal e temática!
Andreij Zigmantovich