domingo, 21 de dezembro de 2008

Aveiro – Percurso de Salreu

 Trilhos_Geral-Model

  Local: Aveiro/Estarreja/Salreu
  Dificuldade: Baixa
  Extensão: 7,5km
  Duração: 4 h 20 min
  Tipo: Circular 
  Carta Militar: 174

 

Numa das poucas ocasiões em que surge a oportunidade de passear a sul do Rio Douro, fomos em direcção a Salreu e Estarreja, para passear pela ria de Aveiro e pelos arrozais na sua envolvente e, se possível, observar algumas cegonhas, garças e aves de rapina.

Foi um passeio para todas as idades, desde os 7 (Xana) aos 80 (Sr. Arlindo), fácil e curto, conseguindo-se um quorum de 9.

O tempo ajudou, o céu totalmente azul e as águas estagnadas geravam reflexos fantásticos.

[11]_Arrozais[20]_Arrozais[66]_Arrozais
Arrozais

Depois de muitas cegonhas e correspondentes ninhos, águias e garças brancas avistadas, pudemos observar a uma distância relativamente curta uma grande garça-real.

[72]_Cegonha      [74]_Garça_Real 
Cegonha                                                                       Garça Real

No fim do percurso fomos visitar uma fábrica de arroz onde pudemos observar a transformação do arroz desde a secagem até à embalagem, passando pelo descasque, separação das cascas, e limpeza. Esta limpeza final é feita apenas tornar os grãos de cor natural bege em branco. No final, e quando os restantes companheiros já tinham comprado 5kg do arroz “sujo” fomos pedir uns meros 2 quilos que acabaram por nos ser oferecidos (devíamos ter pedido mais, mesmo que tivéssemos pago, pois nos dias seguintes provámos e adorámos).

[81]_Arroz_Limpo      [84]_Arroz_Integral 
Arroz Branco                                                                  Arroz Integral

Seguimos então em direcção a Estarreja para comer um doce e ver o pôr-do-sol junto dos moliceiros atracados na ria de Aveiro.

[98]_Estarreja
Ria da Aveiro   

Para contrariar todo o ambiente de boa disposição demos pela falta da mochila da Xana, voltámos a Salreu, perguntámos nos cafés mas todas as buscas foram infrutíferas, regressando de seguida ao Porto.

Lançamos o seguinte apelo: Mochila… se estás a ler este post, informamos-te que desaparecer com os pertences de alguém é considerado crime, apelamos à tua sensatez pedindo que voltes a casa.

Sem comentários: