sábado, 19 de agosto de 2006

Faial - PRC4FAI: Caldeira

Características do Percurso (in www.trails-azores.com)










"Ilha: Faial; Dificuldade: Médio; Extensão: 8 Km; Tempo: 2h 30m; Tipo: Circular

Este trilho começa e termina junto do miradouro da Caldeira e tem a duração total de cerca de duas horas e meia (2h30m). É um trilho que pode ser percorrido com facilidade e que por isso não tem sinalização. Deve apenas seguir pelo trilho de terra batida à volta da Caldeira, até voltar ao local de partida. Chama-se a atenção para o facto de não se poder descer até ao fundo da Caldeira, em virtude da caldeira ser Reserva Natural, Sítio de Interesse Comunitário (SIC) e Zona de Protecção Especial (ZPE). É por isso responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua preservação, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural."

Placar indicativo do Percurso 14:23

Ainda não totalmente recuperados fisicamente da subida ao Pico, dois dias antes, decidimos relalizar nova caminhada, mas de menor dificuldade. Desta vez o grupo de caminhada contava com mais um reforço feminino em relação à subida da montanha.
Ao se contornar a Caldeira vai-se tendo diversas perspectivas da mesma e pode-se ver toda a ilha do Faial. Pode ser necessário efectuar algumas saidas do que seria o trilho principal, para o exterior da Caldeira, devido a eventuais desabamentos de terra. Aspecto curioso de percurso foi a presensa de decorações florais em quase todas as bostas de vaca que passámos. A caminhada teve o seu início às 11:52, terminando as 14:23.

Caldeira com o Pico ao fundo 13:08

Mónica na Caldeira 14:12

Para mais informações sobre a Caldeira e a realização deste percurso podem-se consultar as seguintes páginas:
- http://www.trails-azores.com/
- Faial - Descida da Caldeira

Sem comentários: